top of page
Buscar

Dia de Sobrecarga da Terra: Uma Data Oficial e um Alarme Global

  • apgestaoambiental
  • 29 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de jun. de 2021



Com o Atual Nível de consumo (2020), são necessários 1,6 Planetas-Terra para suprir a demanda, excedendo a Biocapacidade de regeneração da Natureza.



Todo Dia 22 de Agosto o Mundo recorda o cheque especial com a Terra, o débito com a natureza - diante do uso dos recursos além do que a natureza pode doar. Isto ocorreu por inúmeros motivos e está relacionado à História da Humanidade e da Civilização. O uso desmedido, desregulado dos recursos, a exploração, as divisões, as altas desigualdades, a introdução cada vez maior de agroquímicos e agrotóxicos nas plantas, a ocupação e matança dos animais para consumo e a emissão de altos níveis de gases Metano na Atmosfera junto ao Dióxido de Carbono e outros gases nocivos à Saúde Humana e Ambiental, a erosão do solo, a desertificação ou sistema de permanência baseado na monocultura (gerando escassez de biodiversidade), a expansão urbana acelerada e a impermeabilização excessiva do solo, a extinção de animais e da vida selvagem e os riscos de extinção de árvores e espécies vegetais.


A partir de 2021, diante das evidências e sinais que a Natureza está dando, se a Humanidade a partir daqui não respeitar e compreender a própria Mãe que lhe fornece o solo da vida (a Mãe Terra), ela estará findando a Vida do Planeta e degenerando, não restando mais formas e tempo para a Natureza se regenerar.

O Equilíbrio grita por espaço e a mudança das leis, formas de relacionamento, estilo de vida e visão de mundo precisam urgentemente se elevar.


Atualmente, o Planeta abriga em média 7,5 bilhões de habitantes. Estando a Humanidade em avanço anual a mais Sobrecarga Planetária e Ambiental, deve-se infelizmente esperar o pior - além da Pandemia de Coronavírus que também indica e alerta sobre as Mudanças Climáticas - caso a Sociedade Global não mude profundamente a forma de se relacionar e tratar o Meio Ambiente, A Vida (e o modo de viver) e os Seres Vivos.



(Pexels - SHVETZ, Ana);

Poluição


"Nossas águas, mares, oceanos e rios encontram-se poluídos. A pergunta do século é o que devemos e podemos fazer e o que não podemos de jeito nenhum fazer daqui em diante?"

Se não desejamos uma catástrofe multifatorial ambiental, devemos educar crianças e pessoas a preservarem e cuidarem do Meio Ambiente, a não jogarem jamais lixo no chão. A realizarem a separação correta do lixo - entre inúmeras outras ações que são necessárias a nível Global, diante de fortes e claras evidências sobre o atual processo de degeneração da Natureza.

A Era Industrial trouxe velocidade, emprego e inovação. Porém, as empresas não pensaram sobre os danos que poderiam surgir - e o consumidor, muitas vezes pouco consciente - acabou sendo o instrumento para a poluição.

Salvemos nossos mares, rios e águas."



Imagem: Cidade de Santos-SP em 2021.


A imagem evidencia: -Ausência de segregação e acomodação correta do lixo;

- Sobrecarga de lixo e exposição de resíduos na calçada;

- Dispersão de lixo na calçada, chegando às bocas de lobo;

"A aceleração do pensar e fazer, as altas e insustentáveis demandas, o estresse generalizado, a questão da educação e da Consciência são apenas pequenos pontos por onde podemos observar um assunto tão sério como este: O Meio Ambiente precisa do cuidado, da educação e da consciência dos seres humanos. O excesso de impermeabilização dos solos, a escassez de chuva e a insustentabilidade ambiental podem não gerar danos hoje, mas futuramente os efeitos surgem. Cuide Hoje - esse cenário não pode se repetir."





 
 
 

Comments


Seja Bem-Vindo! 

Confira as  publicações e ajude a criar um Mundo Consciente, Saudável e Sustentável. Um lugar onde compartilho tudo sobre Meio Ambiente -  Área "BLOG".

Pela Cooperação Individual, Regional/Local, Global em prol do Bem Viver e Harmonia com toda a Natureza.

CONTATO 

SANTOS,SP - BRASIL

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Obrigado pelo envio!

© 2021 por AP GESTÃO AMBIENTAL.

Todos os direitos reservados.

Criado com Wix.com

bottom of page