top of page
Buscar
  • apgestaoambiental

Excesso de Veículos Automotivos e Impactos no Meio Ambiente: Gases(efeito estufa),Aquecimento Global

Minha visão e reflexão como estudante da área Ambiental e pela minhas próprias vivências e percepções:



@Pexels - Milkechie E.


O Mundo sofreu grande impacto no Pós Revolução Industrial. Conhecendo a História, recordamos os desdobramentos e transformações que ocorreram na Sociedade.

A Violência sempre esteve presente na construção da Civilização - houveram inúmeros conflitos, guerras e batalhas sangrentas no curso da história. A Educação então, veio como um divisor de águas, reconhecendo o Ser Humano, o Ambiente e as coisas de forma correta. A Ciência esclareceu muitos mitos e trouxe evidências, contribuindo com a Tecnologia e a Qualidade de Vida. Porém, a exploração incorreta da ciência hoje traz danos - vemos isso, por exemplo com o mau uso do conhecimento, da matéria prima da natureza e da própria psique humana, quando o espaço se encontra poluído, quando são enviadas naves para exploração de outros planetas - enquanto a Terra adoece - conferindo um fato que o problema nem sempre é o instrumento, mas principalmente Quem e Qual indivíduo/pessoa está fazendo uso dele. Isso vale para o dinheiro também, para as noções culturais e educativas que formam e desenvolvem um ser humano em vida, desde o seu berço familiar - o quanto amor e paz existiu neste berço - quais valores lhe foram transmitidos e quais valores são por ele captados e cultivados - como berço também para Evolução Espiritual.


@Pexels - Alexander P.


Hoje venho abordar sobre os excessos de veículos automotivos, a violência no trânsito existente e o que isto está trazendo para o Meio Ambiente.

Noto muitos, muitos veículos nas ruas, que são quase praticamente donos das vias e asfaltos por todo o mundo. Há casos onde um único indivíduo detêm 5 veículos ou mais para seu uso, há casos de abandono de veículos, que enferrujam às margens do esquecimento e desuso. Há a projeção coletiva de ter e possuir veículos de uso individual, sem que reconheçam os impactos e até onde esta aquisição é necessária. Há o processo de comparação, de competição - onde uma pessoa se sente inferior à outra se não tiver um veículo ou veículo específico - Há todas essas coisas, e o mundo ronda hoje os 7,7 bilhões de habitantes - sendo que temos em previsão a chegada de um número de 11 bilhões de habitantes na Terra em um futuro próximo, enquanto o Planeta já possui um Dia de Sobrecarga, florestas queimando (animais sendo sacrificados para se tornarem alimento), rios e mares poluídos... O que é necessário abordar?


O excesso de veículos contribui com o Aquecimento Global e com as Mudanças Climáticas.

As pessoas não querem mudar para uma cultura de partilha e cooperação de bens mutuamente, não querem criar a necessária Sustentabilidade Global que salva a todos e ao Planeta - e é por isso que hoje quanto mais veículos nas ruas e menos transportes públicos adequados (ecológicos, elétricos) para enfrentar as mudanças climáticas, mais fácil estará a natureza e toda a sociedade de poluição, aumento da emissão de gases de efeito estufa e Aquecimento Global.


Logo, o que deixo aqui hoje é a Reflexão que Educa e Salva:

É necessária a compra de mais veículos?

As empresas multinacionais precisam ser responsabilizadas pela exploração dos bens patrimoniais da Natureza e precisam cooperar com a conscientização do público não sobre mais consumismo, mas sim sobre o porquê uma pessoa tem um veículo.

O marketing acende chamas e desperta nas pessoas a ideia da necessidade de muitas coisas que são absolutamente desnecessárias ou que podem ser transformadas.


Utilize carros de cooperativas sempre que possível utilize e valorize mais transportes públicos ecológicos em sua cidade! Se tem um veículo, doe carona a quem precisar. Se tem diversos veículos, deixo aqui o meu questionamento para reflexão: "É por vaidade? Isso lhe trouxe felicidade? E o Meio Ambiente, você refletiu sobre ele e sobre a saúde global?"


Neste momento, mais carros e menos cooperação só trará mais danos à sua saúde, à saúde do meio ambiente e ao Planeta.




5 visualizações0 comentário
bottom of page